Por que o Regime de Capitalização da Previdência é melhor?

Por que o Regime de Capitalização da Previdência é melhor?

Ivanildo Santos Terceiro e Demetrius Oliveira | 20 de abril, 2019 

Um dos pontos mais polêmicos da Reforma da Previdência é a possibilidade de mudarmos o regime em que ela é operada. Saíriamos do regime de repartição para o regime de capitalização da previdência. Se você quer descobrir a diferença entre esses dois regimes e muitos outros detalhes sobre a reforma, é só clicar aqui.

Neste artigo, queremos mostrar como a mudança para o regime de capitalização seria positiva. Não apenas para o brasileiro, mas para o Brasil. Ganharíamos:

  • Mais crescimento econômico;
  • O fim do problema da dívida pública;
  • Mais estabilidade para a aposentadoria de cada brasileiro…
  • E estaríamos no caminho da previdência mais sustentável do mundo!

Mas antes de falarmos de tudo isso, vamos falar sobre o que realmente é capitalização.    

O que é capitalização?

Capitalizar significa “juntar ao capital”, isto é, adicionar ao capital.

Isso significa que no sistema de capitalização, você terá uma conta própria com o seu dinheiro depositado. Como na poupança, o dinheiro acumulado, o seu capital, será remunerado a partir de uma taxa, o famoso “render juros”. Essa conta bancará sua aposentadoria, logo, quanto mais dinheiro você colocar, mais você receberá.

Em sistemas de capitalização é comum que você possa resgatar seu dinheiro de duas formas:

  • De uma só vez após se aposentar (e lembre-se que ele poderá continuar rendendo juros, dependendo de onde você colocá-lo);
  • Em parcelas mensais até o final da sua vida. Usualmente isso significa que seu dinheiro renderá menos, mas você terá mais segurança.

Você pode saber mais sobre esse sistema, no artigo “O que é o regime de capitalização da previdência?” no nosso site. Falamos sobre experiências internacionais (como Chile e Austrália), o modelo sueco que querem adotar para o Brasil e como ele lida com o problema da transição demográfica. Se você ainda não o leu, recomendamos que pare este artigo, leia aquele primeiro clicando aqui e volte para cá.

Já leu? Então, aqui estão 4 motivos do porquê o regime de capitalização da previdência é melhor:

1. O regime de

You can read the rest of this article at: https://www.studentsforliberty.org/regime-capitalizacao-previdencia-melhor